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5 dicas para melhorar a experiência do cliente

Atualizado: 12 de jun. de 2018

Se você está abrindo um negócio ou está nesse ramo há um tempo, deve saber que clientes não são apenas aqueles que estão na sua loja e procuram por seus produtos e/ou serviços, certo?

Muitas vezes seu cliente não está apenas buscando apenas produtos para si, mas também pode estar em busca de algo para presentear, que seja um amigo ou um membro da família.






Porém, quando se busca um presente, a pessoa está buscando pelo presente que seja PERFEITO, algo diferente, exclusivo e que satisfaça a necessidade de quem irá receber o presente.

No post de hoje, veremos algumas dicas de como ajudar o seu cliente a escolher o presente perfeito.

1. Seja cortes

Embora pareça algo básico e indicado para todos os tipos de relações interpessoais, algumas vezes, pela ânsia de atendermos o cliente com rapidez, nos esquecemos de fazer uma abordagem cordial. Frases como “Bom dia, como posso ajudar?”, “ Meu nome é xx, qualquer dúvida, pode me chamar”, fazem com o cliente tenha abertura para continuar uma conversa, e te ajudará a conhecer melhor o cliente, isso irá facilitar os próximos passos da negociação.

2. Conheça seu cliente

Uma vez que houve o primeiro contato com o cliente, é de grande importância que você saiba o que ele procura.

Em uma conversa amigável é possível conhecer um pouco mais sobre o cliente e o que ele busca, caso ele esteja procurando por um presente, é importante saber um pouco mais sobre a pessoa presenteada também. Use uma abordagem leve e descontraída para que o cliente se sinta à vontade em fornecer informações como sexo, idade, e gostos da pessoa presenteada.


3. Deixe seu cliente a vontade

Na maioria das vezes, escolher um presente pode se tornar uma tarefa difícil para o seu cliente. Porém, poucas pessoas que entram em uma loja gostam de um vendedor “grudento”, que se mantém próximo o tempo todo. É importante que o espaço do cliente seja respeitado e o que vai determinar isso é o perfil dele, identificado no primeiro momento.

Entretanto, é essencial que a distância também não seja muito grande. Ou seja, o vendedor deve deixar o cliente à vontade, porém deve estar sempre atento para oferecer ajuda rapidamente quando perceber um sinal.


4. Ofereça o que o cliente procura

Uma vez que você já possui informações sobre a pessoa presenteada, será mais fácil orientar seu cliente sobre quais seriam os produtos de maior agrado. Lembre-se que quanto mais produtos você oferece, mais seu cliente ficará confuso, portanto, vá direto ao ponto.


5. Tenha um diferencial

Ao desenhar seu negócio, não pense apenas em como vender produtos e serviços: pense em como criar uma experiência de consumo.

Tenha um diferencial, entregue mais que o cliente procura, mostre para o cliente que você é a solução para o problema dele.

O cartão presente é a melhor forma de oferecer um produto sem que seu cliente fique na dúvida. Ele carrega a marca do seu negócio e ainda traz novos clientes.

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