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Retenção é a nova conversão


Outro dia ouvimos por aqui a seguinte frase “Retenção é a nova conversão”.

Com algumas pesquisas vimos que, na verdade essa frase foi dita por DesTraynor, em uma entrevista de 2017 , e depois reforçada em uma palestra em 2019.


Mas acredito que essa frase nunca fez tanto sentido como no momento em que estamos passando agora.


As lojas estão fechadas, o cenário mudou completamente e muitas empresas, inclusive as de marketing, tiveram que se reinventar quase que de uma hora para outra.


Até fevereiro, todos os nossos esforços estavam voltados para atração de novos clientes. Quando vamos buscamos esse tipo de conteúdo, temos, de novo, quase uma receita de bolo, onde aprendemos a criar uma persona, entender nosso público alvo, etapas de funil e criação de novos conteúdos atrativos para cada etapa em que o cliente está, e em alguns casos, o direcionamos para uma página de compras e assim efetivamos a venda. Claro que essa é uma visão simplista de todo o processo.


Mas hoje percebemos que atrair novos clientes não é mais o maior desafio das empresas, é apenas o custo de entrada, que na prática, você deveria ter apenas uma vez. O maior desafio é alcançar uma grande quantidade de clientes e mantê-los ativos e consumindo seus produtos/serviços.


E é por isso que você precisa começar a voltar seus esforços para a retenção dos seus clientes. Afinal de contas, você não quer atrair o cliente para que ele faça uma única compra com você, quer?

Você pode e deve atrair novos clientes, mas além de atrai-los é necessário mantê-los, só assim você é capaz de manter uma boa margem de lucros em sua empresa.

Imagine a seguinte situação: sua empresa fez um grande esforço para aumentar as vendas, você realizou promoções e o investimento valeu a pena, mas os clientes compraram apenas uma vez e você teve que fazer um novo esforço para atrair novos clientes.


Mas, com o passar dos dias, esses clientes não voltaram, não compraram novos produtos da sua empresa e não fizeram indicação para outras pessoas.

Dessa forma, você resolve fazer um novo investimento em marketing para atrair novos clientes.

Percebe que é um ciclo sem fim? Além de você jogar fora o dinheiro investido em marketing para atração de novos clientes, terá que fazer um novo investimento.


E é por isso que muitos estudos mostram que cuidar de seus clientes não é apenas mais barato, mas também será responsável por grande parte da sua receita a longo prazo.


Trazendo para o cenário atual, reter seu cliente pode ser uma das melhores formas de efetivar novas vendas, uma vez que vários segmentos estão com suas vendas “paralisadas”.

Reter clientes não se resume na qualidade dos seus serviços e produtos. Exige trabalho duro, atitude certa e um programa de retenção de clientes que te ajudará a capturar e organizar os dados dos seus clientes.

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