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3 maneiras de usar os dados para encantar e envolver seus clientes



Você conhece seus clientes? Sabe quem compra regularmente de você? A maioria dos comerciantes, especialmente aqueles com várias lojas, não conhecem seus clientes fiéis. Infelizmente essa é a realidade do mercado hoje, porém, com tantas mudanças, cada vez mais comerciantes estão procurando maneiras digitais de entender sua base de clientes e com isso gerar mais receita.


Para pequenas empresas, muitas vezes essa realidade é ainda mais forte. O controle de clientes é feito de forma manual e sem processos estabelecidos. Nesse caso, é mais fácil conhecer os clientes mais ativos, porém é quase impossível identificar um padrão de compras.


De acordo com uma pesquisa da McKinsey Analytics, as empresas que aproveitam os dados comportamentais dos clientes superam sua concorrência em até 85% no crescimento de vendas. Esse número nos mostra que você pode estar perdendo a oportunidade de transformar os dados da sua empresa em receita.


Porém, não basta apenas capturar os dados, você precisa utilizá-los de forma eficiente. E aqui vamos mostrar 4 maneiras de os dados para entender melhor os seus clientes.


1- Identifique e recompense seus melhores clientes

Quase 80% da receita de uma empresa, vem de apenas um quinto dos clientes. Se pararmos para pensar, isso significa que a maior parte da receita da sua empresa vem de uma pequeno e fiel grupo de clientes.

Dessa forma, você precisa capturar os dados para identificar os clientes mais fiéis. Informações como, tiket médio, frequência de compras, vida útil dos clientes, produtos recorrentes, entre outras informações, é possível identificar facilmente quem são os melhores clientes.


É claro que essa identificação é o primeiro passo, mas um dos mais importantes. Agora você já pode criar ações como mensagens e e-mails personalizados.

Como exemplo, você pode criar um grupo de clientes VIPs, e oferecer um percentual em desconto para a próxima compra como forma de agradecimento e apreciação.

Você também pode abrir um horário diferenciado para esses clientes, oferecer o primeiro acesso a um novo produto/serviço que várias pessoas estão esperando ou enviar um cartão presente da sua empresa.


O importante é fazer com que esses clientes se sintam especiais, com opções personalizadas.

Os dados permitem que você se conecte com seus melhores clientes e construa um relacionamento sólido (e lucrativo).

2- Segmente clientes com base em suas preferências

Sua empresa, provavelmente, possui vários grupos e diferentes nichos de clientes. Com os dados você pode identificar tendências, hábitos de compra e comportamentos comuns que te ajudarão a entender ainda mais suas vendas.

Porém, você precisa de informações detalhadas do cliente para tornar isso possível. Idealmente, você precisa ver o que seus clientes estão comprando, quando e quanto.

Conhecer essas informações permite a fácil segmentação de seus clientes ou dividi-los em grupos semelhantes. Com os clientes segmentados, você pode enviar mensagens relevantes para cada grupo.

Os segmentos orientados a dados oferecem aos comerciantes uma maneira inteligente de se comunicar com grupos personalizados de clientes para incentivar negócios repetidos no futuro.

3- Recuperar clientes fiéis que estão parando de comprar


Os clientes param de retornar por vários motivos diferentes, mas e se você pudesse identificar os clientes que diminuíram a frequência de compras? Quão valiosa seria essa informação? Muito. Com os dados, você pode fazer exatamente isso.

Ao capturar os hábitos do cliente e a frequência das visitas, você pode observar uma desaceleração nas compras e criar ações que atraiam novamente esses clientes.

Como exemplo, você pode enviar uma promoção com mensagens de “Sentimos sua falta, por isso estamos te dando 10% de desconto na sua próxima compra”, para clientes que estão comprando com menor frequência.

É comprovado que essas estratégias de recuperação conduzem 49% dos clientes atrasados ​​de volta às lojas.


Impressionante, certo?


A quantidade de medidas que sua empresa pode tomar, desde que tenha uma captação de dados, é enorme e todas elas facilitam e fazem com que sua empresa venda cada vez mais.

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