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Use os dados do seu cliente a seu favor e aumente a fidelização do seu negócio

Aprenda a gerenciar os dados do seu cliente de forma inteligente para fazer com que ele faça novos negócios com a sua empresa.




O empresário que não cadastra seu cliente na hora de vender sempre perde grandes oportunidades, seja na hora de fidelizar ou mesmo de conhecer melhor o público ao qual atende. É um erro pensar que o nosso público-alvo permanece sempre o mesmo, com os mesmos interesses e necessidades. No mundo atual, tecnológico e conectado, as mudanças ocorrem rapidamente e atingem em cheio o modo de viver das pessoas.


O cadastro é fundamental para uma série de coisas, especialmente para um controle administrativo e financeiro eficientes. Porém, ele pode ser explorado de formas ainda mais eficientes. Empresas de marketing geralmente valorizam de forma devida a coleta de dados, porque ela permite conhecer profundamente as necessidades de cada cliente, podendo afetar muito positivamente a tomada de decisões de um determinado negócio. Hoje, vamos falar um pouco sobre como utilizar os dados para fidelizar o cliente, além de outras técnicas interessantes de fidelização para que você mantenha a sua lucratividade lá em cima!


Usando os dados para fidelizar

O banco de dados de uma empresa pode ser uma mina de ouro nas mãos certas. Isso porque ele pode conter informações como e-mail de pessoas influentes, datas de aniversário de empresas e pessoas, profissão, idade, renda e histórico de compra e negociação, o que permite que você conheça profundamente as necessidades daquele cliente e se antecipe à sua necessidade na hora de ofertar algum produto ou serviço. Um cliente que recebe uma oferta de produtos que realmente deseja, precisa ou irá precisar dali a um breve período de tempo se sente compreendido por aquela empresa.


Pessoas ofertando desesperadamente produtos e serviços é o que mais temos por aí. Mas colaboradores e empresários que oferecem o que realmente ajuda um cliente, que melhora algo em sua realidade, traz facilidades, elimina alguma dor, lhe proporciona uma rotina mais prática, com ganho de tempo ou até mesmo consegue reduzir seus custos de alguma forma certamente é uma empresa na qual ele irá confiar por bastante tempo, mantendo-se fiel.


Além disso, também é possível investir em eventos, oferecer presentes em datas comemorativas importantes para o negócio (especialmente com relação aos princípios da empresa) para estreitar os laços com instituições e pessoas. É importante ter bastante criatividade na hora de decidir o que fazer com as informações que você colheu. Se houver margem para inovar, tanto melhor! Assim a sua empresa certamente terá um destaque extra.

Sincronizando a coleta de dados com um atendimento de primeira


O uso dos dados deve estar aliado a um atendimento de primeira. Saber se antecipar às necessidades de um cliente para fidelizá-lo é uma medida coerente com empresas que pretendem sair do padrão e oferecer um atendimento personalizado, voltado para resultados reais para o cliente em questão. Por essa razão, colaboradores que estão em contato com o cliente devem se aprofundar ao máximo possível no estudos dos dados que estão à disposição para traçar uma estratégia interessante de atendimento, identificando a forma como o cliente quer ser tratado e fazê-lo da melhor forma possível, em concordância com o que também for interessante para a empresa.


Se necessário, reúna-se com a equipe para estudar melhor estratégias para os clientes mais importantes e como tratá-los a partir da coleta de dados. Isso permite que se desenvolvam habilidades a respeito da antecipação e de atendimentos diferenciados e superiores àqueles oferecidos pela concorrência.


Não hesite em investir na hora de surpreender!


Não tome como garantidos para sempre aqueles clientes antigos. Por mais que você tenha conseguido fidelizá-los por um longo tempo (e isso é extremamente positivo), nunca se acomode na situação, pois de um momento para outro algum concorrente pode oferecer a eles soluções melhores, mais baratas ou mais coerentes com a suas realidades, fazendo com que você tenha uma inesperada queda nos rendimentos.


É preciso ter humildade para reconhecer que nossos clientes são a parte mais importante de nossas empresas. Sem eles não há razão para que nossos negócios existam e são eles que nos mantém sobrevivendo, ano após ano, em um ambiente hostil como o mercado. A empresa que mostra gratidão ao seu cliente por anos de negócios bem-sucedidos constrói uma reputação muito positiva e reduz as chances de que esse cliente antigo comece a “olhar para os lados” a procura de negócios melhores.


Surpreenda os seus clientes antigos com presentes, lembranças, promoções, ofertas de aniversário na empresa e condições especiais para fazer com que ele se sinta cada vez mais à vontade comprando ou contratando aquilo que o seu negócio oferece. Com uma análise profunda dos dados de cada cliente ou empresa que você tem, é possível, por exemplo, estudar o histórico de negociação para estabelecer um padrão ao longo do tempo. Isso permite que você o surpreenda do nada com algum benefício, especialmente se esse benefício demonstrar um conhecimento bastante específico de suas necessidades em determinado momento, ou do que quer que possa ajudá-lo de alguma forma. Lembre-se que quem negocia há muito tempo com você merece uma atenção especial!

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