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Esqueceu da Black Friday? Não sabe ainda o que fazer no dia 29/11? Tudo bem! Nós te ajudamos.



Todos nós já ouvimos falar sobre a Black Friday, certo? Muitas pessoas já aproveitaram esse dia para fazer compras com descontos que, normalmente, não são oferecidos pelas empresas. Já os lojistas aproveitam para oferecer aquele descontinho e aumentar suas vendas de final de ano. Mas você sabe o que é Black Friday?


No bom e velho português, Black Friday quer dizer “sexta-feira negra”. Criada nos Estados Unidos, se trata de um dia inteiro de descontos generosos organizados pelo varejo. Nos Estados Unidos, essa grande liquidação acontece um dia após o feriado de Ação de graças, um dos feriados mais importantes do país.


Segundo a segredo do mundo, no Brasil, a Black Friday só chegou mesmo em 2010 e envolveu apenas varejistas online. A primeira da grande liquidação por aqui foi organizada pelo site Busca Descontos, especializado em cupons de descontos e que atua nas principais lojas virtuais do país.


No ano seguinte, o supermercado Extra adotou a Black Friday também para os preços de suas lojas físicas. Dessa forma a data começou a chamar atenção de comerciantes grande e pequenos, dentro e fora da internet.


E desde então, as vendas só aumentam durante essa data. Segundo a Ebit|Nielsen, referência em informações sobre o comércio eletrônico brasileiro, as vendas no e-commerce foram de R$ 2,6 bilhões na Black Friday 2018, alta de 23% em relação a 2017. O número de pedidos cresceu 13%, para 4,27 milhões, enquanto o tíquete médio expandiu 8% para R$608. O número de consumidores únicos (que fez ao menos uma compra online) cresceu 9% em relação ao ano anterior, para 2,41 milhões.

E você, vai ficar de fora dessa oportunidade?


Separamos algumas dicas para você se preparar e claro, arrasar nas vendas.

Acrescente valor ao seus serviços: A grande oferta de descontos em produtos e serviços é que explica sucesso da Black Friday para a maioria dos consumidores. O preço continua sendo um tópico importante na escolha dos dos clientes, mas ele pode se interessar ainda mais se a solução que adquirir tiver novas funcionalidades, resolver algum problema de seu dia a dia, ou oferecer algum diferencial.


Ofereça vantagens reais para seu cliente: a desconfiança do brasileiro com a Black Friday ainda é alta. Falsos descontos e preços promocionais que, na verdade, eram os mesmos praticados pelas lojas antes da data de mega descontos no comércio virtual e físico, fizeram essa data perder grande credibilidade. Portanto, ofereça vantagens reais para seus clientes, saiba que ele está informado e que esse pode ser um bom momento para conquistar sua confiança.


Esteja preparado: com o aumento do fluxo de clientes, algumas empresas acabam se “queimando” por não estarem preparadas. Pontos como: treinamento de atendentes e estoque cheio para reposição dos produtos pode se tornar um diferencial. Prepare sua loja para um fluxo maior que o esperado.


Aproveite essa data para criar uma nova lista de leads: O aumento do fluxo em sua loja, seja física ou virtual, pode se tornar uma ótima forma de captar dados do cliente para usar em outras datas comemorativas. Você pode fazer isso através de uma landing page ou até mesmo de um programa de fidelidade, como falaremos no próximo tópico.


Fidelize seus clientes: durante esse período, você terá um fluxo maior em sua loja. Possivelmente receberá clientes ainda não conhecem o seu produto/serviço. Que tal oferecer um cartão fidelidade que apresente descontos em uma próxima compra?

Assim, além de captar os dados dos seus clientes, você também fará com que o cliente retorne ao seu estabelecimento em uma outra oportunidade.


Divulgue seu negócio; existem várias formas de atrair clientes nessa data, algumas delas são mais efetivas que outras, mas você pode testar a que apresenta um resultado melhor para sua empresa.

Crie uma identidade visual para suas campanhas: escolha imagens de qualidade, com cores fortes e vibrantes, que chamem a atenção do seu cliente. Você pode utilizar ferramentas como o Canva que te irão te auxiliar na criação de uma identidade visual para sua campanha de Black Friday.


E-mail marketing: algumas pessoas acreditam que o e-mail morreu, mas será mesmo?

Um estudo realizado pelo Radicati Group mostra que para fins pessoais, realmente existe uma queda, de 3% a 4% ao ano, de acordo. Mas quando o assunto é corporativo, o cenário é outro, bem mais otimista. Segundo pesquisa, também da Radicati Group, até 2020, 3 bilhões de pessoas no mundo utilizarão e-mail. Isso mostra que, e-mail não está sendo abandonado, o que muda é a maneira como esses novos usuários o utilizam. Sendo assim, você pode utilizar sua lista de leads para fazer uma comunicação mais efetiva e personalizada com seu cliente através de campanhas em e-mail marketing.


Redes sociais: o Instagram, entre várias outras redes sociais, se tornou um grande aliado de vendas da maioria dos negócios. Usar fotos reais dos produtos da sua loja que estão na promoção podem fazer com que o cliente se sinta ainda mais atraído pela compra. O mesmo vale para as outras redes sociais que sua empresa utilizar.


Ambientação: pode parecer clichê, mas diferentemente do natal, por exemplo, nem todas as empresas realizam campanhas na Black Friday. Portanto, ambientar sua loja ajuda na identificação do cliente de que sua loja está disponibilizando descontos durante esse período.

E sua empresa, o que vai fazer nessa Black Friday? Deixa aqui nos comentários pra gente!


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