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Entenda tudo sobre Privite Label




O que é cartão private label?


Cartão private label é um cartão desenvolvido de forma personalizada, com a cara e as necessidades do seu negócio, para ser emitido ao seu cliente.

Hoje, a forma mais comum de cartão private label é em formato de cartão de crédito, onde a loja disponibiliza um valor que pode ser utilizado no cartão e assume todos os riscos dessa operação. Esse cartão se assemelha à um crediário próprio e também pode ser utilizado para compras parceladas em seu varejo.

O que muitas pessoas ainda não sabem é que esse cartão também pode ser utilizado em forma de cartão pré-pago, onde o cliente antecipa o pagamento e se beneficia dos produtos depois. Normalmente, esse cartão é vinculado a benefícios, o que incentiva que o cliente escolha essa opção no lugar de um cartão de crédito, por exemplo.


Benefícios do cartão private label pré-pago


Aceitação limitada: pode ser utilizada apenas no seu negócio. Algumas pessoas podem ver isso como um problema, porém, analisando de forma estratégica, o cartão ser aceito apenas no seu negócio pode ser uma grande forma de fidelizar clientes. Afinal de contas, qual o benefício de dar um crédito para que seu cliente gaste em outro lugar que não o seu?


Sem vínculo com bancos: em sua grande maioria os cartões private label não são vinculados a bancos, e sim a uma processadora de vendas ou frente de caixa. Isso facilita a negociação com os clientes, limita a taxa utilizada no cartão e evita a necessidade de vínculo com adquirentes e instituições financeiras.


Construção de base de dados: ao se cadastrar para o uso do cartão, seu cliente se torna parte de uma base de dados valiosa para estratégias de marketing e vendas.


Divulgação da sua empresa: o cartão físico carrega o logotipo e a identidade visual de sua empresa, gerando um canal de divulgação em sua circulação.


Desburocratização: por utilizar de um meio pré-pago, a obtenção do cartão private label é rápida e totalmente desburocratizada. Na maioria dos estabelecimentos basta apresentar CPF e um documento com nome. Não há a necessidade de grandes análises de cadastro.


Parcerias: As parcerias entre empresas e influenciadores digitais se tornou a nova tendência para divulgação dos produtos/serviços. O cartão private label se caracteriza como a ferramenta mais adequada para esse tipo de parceria, tanto na inserção dentro do conteúdo gerado pelo influenciador nas redes sociais, quanto para bonificar os parceiros.


Tipos de cartão private label


Existem inúmeras aplicabilidades para o cartão private label. Desde cartões presente à planos de saúde, esse cartão se torna um elemento coringa para lojistas que desejam se diferenciar no mercado.


Cartão presente: o cartão presente, físico ou virtual, é um produto versátil e se tornou uma tendência mundial. É uma forma simples de alavancar vendas e oferecer exatamente o que o seu cliente procura. Com ele clientes terão liberdade de escolha na utilização do seu presente, podendo ser na aquisição de produtos, serviços e experiências exclusivas no seu negócio. Além disso, o cartão fidelidade pode:


· Reter uma venda indecisa

· Se tornar um produto estratégico

· Reduzir as trocas de mercadoria

· Pode ser utilizado em várias compras

· Divulgar sua marca

· Atrair novos clientes


Cartão fidelidade: Já o cartão fidelidade possibilita que você crie programas de incentivo, oferecendo recompensas para seus clientes usando cartões físicos e/ou virtuais. Através de opções de pontuação e cashback. Criando assim estratégias para encantar seus clientes, fazê-los voltar a comprar na sua loja e, além disso, indicar aos amigos que também passarão a ser clientes. O cartão fidelidade também:


· Transforma o método tradicional de fidelidade

· Estimula o retorno dos clientes

· Aumenta o ticket médio

· Oferece liberdade para os clientes na hora de usar

· Se torna um diferencial competitivo

· Possibilita resgate somente na sua loja ou rede


Comandas virtuais: cartão private label pré-pago está se tornando uma tendência nas baladas das grandes cidades. Com ele o cliente escolhe um valor a ser colocado em seu cartão ou pulseira e resgata o valor durante a noite. O principal benefício desse serviço é que evita grandes filas tanto na entrada, quanto na saída dos clientes e, caso o cliente fique com saldo em seu cartão ou pulseira, poderá retornar depois para utilizar o saldo restante.


Cartão Personalizado: em uma versão personalizada do cartão private label é possível mesclar as regras de funcionamento e, assim, criar um projeto sob medida para sua empresa. As opções são inúmeras, um pré-pago associado a regras de bonificação, um cartão presente que se torna um cartão fidelidade, ou até mesmo campanhas cashback aliadas a acúmulo de pontos.


Diferença entre cartão private label pré-pago e de crédito


A principal diferença entre os 2 formatos é o meio de pagamento associado a ele. Em modelo de cartão de crédito, o crédito é liberado ao cliente antes do mesmo pagar pelos serviços/produtos, ou seja, pós-pago. Dessa forma, torna-se necessário o vínculo com bancos ou alguma instituição financeira, que libere o crédito e se responsabilize pelos riscos financeiros.

Já em modelo pré-pago, o pagamento é feito de forma antecipada, eliminando os riscos financeiros. E o mais interessante em se trabalhar com esta modalidade: não é necessário que o cliente tenha conta em banco, o que significa operar num universo de aproximadamente 30% da população. O que pode significar um aumento certeiro em número de clientes e volume de vendas.


Além disso, o private label funcionando como um cartão de crédito tem uma complexidade maior, nos seguintes pontos:


Segurança: para cartões pós-pagos é necessário que seja feita uma análise de crédito para que o cliente tenha mais segurança na hora de vender o cartão de crédito.


Cobrança: uma vez que o cartão de crédito foi liberado para o cliente, é preciso que a cobrança desse cartão seja feita. Algumas financeiras costumam fazer a cobrança para o cliente, o que gera taxas altas de comissionamento.


Mensalidade: Normalmente, esse cartão não possui mensalidade para o cliente final, pois é utilizado como uma forma de fidelizar e aumentar as vendas dos lojistas. Porém, muitas vezes por conta das taxas cobradas pelas instituições financeiras, o lojista não consegue eliminar a necessidade de cobrar anuidade de seus cartões.


O cartão private label pode ter seu valor fechado ou aberto, isso significa que:

Quando o seu cliente for adquirir o cartão do seu estabelecimento, ele pode ter um valor pré-estabelecido para gasto. Para o caso do cartão semelhante ao de crédito, esse valor funciona como um limite do cartão, o que significa que o cliente terá um limite mensal para utilizar em compras no seu estabelecimento.

Para o caso do cartão pré-pago, o cartão pode ter o que chamamos de “valor de face” que é um valor estipulado pelo seu estabelecimento antes que a compra seja feita.

Esse valor pode ser variável e um mesmo estabelecimento pode ter vários cartões com valores de diferentes.

Um exemplo de empresa que utiliza esse serviço é a Lojas Americanas, através de cartões presentes nos valores de R$ 30,00, R$ 50,00 e R$ 100,00.


Quem pode fazer:

Devido a altas taxas cobradas por instituições financeiras, burocracia e fatores culturais, muitos tem a impressão de que implementar um cartão private label é algo somente para grandes empresas varejistas.

Hoje esse cenário mudou. Principalmente no formato pré-pago, o private label se tornou totalmente acessível a qualquer empresa que deseja crescer de forma estruturada e mostrar um serviço diferenciado a seus clientes.

Seja fazendo uma tiragem pequena de cartões físicos, ou virtualizando todo o processo, os custos para esse tipo de serviço se tornou bastante acessível e muito simples de ser implantado em praticamente qualquer varejista.


Private label para pequenas empresas


Assim como os empresários, que tem a noção de que o private label é destinado somente a grandes varejos, as empresas ainda vêm se adaptando à recente mudança de cenário.

Poucas empresas hoje estão preparadas para atender varejos de pequeno e médio porte na implantação do private label. Uma grande parte das empresas especializadas ignoram essa fatia do mercado e focam somente em empresas grandes, cobrando taxas inacessíveis e oferecendo soluções muito complexas.

A Gift Promo é uma empresa criada para atender especificamente o varejo pequeno e médio. Por não ter vínculo com bancos ou adquirentes, os cartões são feitos de forma personalizada, atendendo exatamente a necessidade de cada cliente.


Entenda como o cartão private label pode te ajudar a aumentar suas vendas.


Na principal época de vendas do ano, o private label pode ser a ferramenta que falta para alavancar suas vendas.

Utilizado de forma estratégica, o cartão de sua empresa torna-se um produto coringa, principalmente para divulgação online. A flexibilidade do cartão permite que você o associe a qualquer produto ou serviço oferecido pelo seu estabelecimento, além de permitir que você o venda facilmente por redes sociais.


O cartão ainda é de grande auxílio na fidelização dos seus clientes, podendo ser o ponto focal de todos os benefícios e facilidades que você pensa em disponibilizar a seus clientes – além de se tornar um excelente canal de divulgação de sua marca.


Tudo isso aliado à captura de dados de seus clientes, que podem gerar preciosas informações sobre tendências de compras, valores e taxa de retorno (leia também “por que captar dados dos seus clientes”), fazem do cartão private label um aliado importante para seu negócio, principalmente durante as épocas de pico de vendas.


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